sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Apresentação

Ests projeto foi realizado com o objetivo de reconhecer a cultura dos Mercados Tales Ferraz  e Antonio Franco visando despertar a importancia desta cultura para a construção da identidade de cada ser.
O nosso trabalho foi criado na disciplina Identidade Cultural da Pós-modernidade do curso de Letras Português e Respectivas Literaturas da Faculdade São Luís de França, Aracaju-Se, e teve como orientadora a professora Doutora Vilma Mota Quintela.
Durante pesquisas tivemos muita dificuldades, pois as pessoas do mercado tinham receios de que eramos fiscais e não queriam darmos entrevistas, mas apesar das dificuldades podemos perceber nos poucos relatos que ouvimos que ninguém está no mercado porque queria, estavam neste ambiente cultural por carregar uma herança, uma identidade de seus antepassados.
No mercado há um mix de sugestões para a população, lá você corta o cabelo, toma uma bebidinha com os amigos escutando uma boa música local, faz compras de roupas, calçados, artesanatos, comidas, produtos de feitiçaria, gaiolas, animais, livros literários, flores, etc.
Nos depoimentos dos vendedores pode-se perceber uma ferverosidade no que  concerne aos relatos das experiências vividas durante estes anos que estão no mercado e aos baixos lucros de ultimanente por terem dividido o mercado, logo antes era tudo junto e mais pessoas visitavam todos os setores e assim era mais lucrativo.
Através da nossa pesquisa de campo e do nosso estudo teórico percebemos que os Mercados centrais de Aracaju são hoje, o maior berço cultural do nosso estado e que precisam ser valorizados para assim contribuirem para a formação da identidade cultural de cada um.
E foi com este objetivo que este blog foi criado, para assim divulgarmos a identidade  deste berço cultural sergipano e valorizarmos a nossa cultura regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário