terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O reconhecimento da cultura popular dos mercados centrais


O presente blog visa apresentar uma reflexão da importância dos mercados municipais de Aracaju, Talles Ferraz e Antônio Franco, para a construção da identidade cultural do ser humano.
Ressalta-se ainda que é uma das regiões mais lembradas quando se pensa na cidade de Aracaju. Estes antigos mercados foram recentemente revitalizados seguindo os projetos arquitetônicos originais e se tornaram centros comerciais e culturais, abrigando lojas de produtos artesanais típicos da região, restaurantes e bares, reunindo em um só lugar culinária típica, tradição, artesanato, e história.
É neste âmbito que buscamos compreender a cultura local do nosso estado, que precisa ser mais divulgada e reconhecida. Salienta-se ainda que os mercados municipais é o berço da cultura popular sergipana,contudo são formadores de  sergipanos que conseguem desenvolver sua identidade cultural própria.
Esta ferramenta educacional que é o blog faz parte do projeto de pesquisa Mercados Talles Ferraz e Antônio Franco:maior berço da cultura sergipana , no qual foram avaliadas as barreiras para a divulgação da cultura popular e a formação da identidade cultural do ser humano decorrente da cultura popular destes centros municipais.
As atitudes, práticas e lembranças dos profissionais e feirantes dos mercados precisam ser conhecidas para que sejam estabelecidas estratégias para divulgação e ampliação da cultura popular sergipana.
Torna-se também muito importante avaliar as principais influencias dos mercados para a construção da identidade cultural, ou seja, da formação de uma cultura particular de cada indivíduo.
A identificação das influencias e da cultura é de fundamental importância para que sejam estabelecidas estratégias para ajudá-los no âmbito construtivo da identidade e da valorização da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário